Região Sul realiza Conferência Intermunicipal de Educação em Estância

Escrito por sintese Ligado . Publicado em Plano Nacional de Educação

Os municípios do território sul sergipano realizam está esta sexta, 19, a Conferência Intermunicipal de Educação na sede da Universidade Tiradentes em Estância. O evento faz parte da preparação para Conferência Estadual de Educação. As etapas intermunicipais e estadual são preparatórias para a Conferência Nacional de Educação - CONAE que ocorrerá em Brasília entre os dias 17 a 21 de fevereiro de 2014.

 

Participam desta etapa  gestores, professores, alunos, pais de alunos e entidades da sociedade civil dos municípios de: Estância, Tomar do Geru, Santa Luzia do Itanhi, Umbaúba, Boquim, Arauá, Indiaroba, Cristinápolis, Pedrinhas, Itabaianinha e a Diretoria Regional de Educação - DRE-01. Os segmentos participantes são tanto da educação básica quanto do ensino superior.

 

Durante as etapas das conferências intermunicipais que ocorreram nos municípios de Aracaju, Nossa Senhora do Socorro, Itabaiana, Poço Verde, Estância, Japaratuba, Propriá, Gararu e Nossa Senhora das Dores os delegados poderão propor emendas ao texto base da CONAE 2014. Essas emendas, aprovadas nas conferências intermunicipais, serão apreciadas na Conferência Estadual e depois encaminhadas para apreciação na Conferência Nacional.

 

Texto base pode ser acessado do seguinte link: http://fne.mec.gov.br/images/doc/documentoreferenciaconae2014versaofinalword15_02_2013.doc

 

As datas das demais conferências intermunicipais de educação serão divulgadas em breve pelo Fórum Estadual de Educação. Entretanto, os professores, pais de alunos, alunos e sociedade civil deve ficar atentos para eleição dos delegados de cada segmentos que podem participar dessas conferências.

 

O quantitativo de delegados por segmentos foi definido pelo Fórum Estadual de Educação, levando como critérios a população absoluta de cada município. Para ter saber quantos delegados de cada segmento tem direito por município acesso o link abaixo:

 

QUANTIATIVO DE DELEGADOS POR REGIÃO

 

O Fórum Estadual de Educação também definiu que os segmentos que não tenham representação no município a vaga será remanejada para o mesmo segmento nos municípios do território. Assim, evita de haver maior número de um segmento em relação aos outros proporcionalmente.

 

A direção do SINTESE orienta aos companheiros de cada município que a eleição dos delegados representantes dos professores da educação básica deve ser realizada em assembleia da categoria. A direção, também, orienta que deve fazer parte da delegação dos professores da educação básica professores da rede estadual e da rede municipal de ensino. As vagas, assim distribuídas visam garantir que tenhamos companheiros das duas redes para que façam o debate  a partir da realidade.

 

O SINTESE orienta suas lideranças que os professores que ocupam cargos comissionados integrem a delegação de gestores e quem faz essa indicação é a Secretaria de Educação de cada rede, portanto não podem ser eleitos como delegado representando os professores.